Lugares e Palavras de Natal Volume V apresenta-nos 81 visões (selecionadas de entre muitas mais) de 81 autores (6 de Arouca) sobre o Natal e valores como a amizade, a solidariedade ou a perda. Coletânea de contos e poemas. 

Coordenação: João Carlos Brito | Maria Eugénia Ponte


Feita a divulgação e lançado o desafio, participaram 6 autores de Arouca:
  1. Ana Beatriz Costa (A infinidade do Natal)

    Ana Beatriz Costa, nascida em janeiro de 2002, em Arouca. Frequenta a Escola Secundária de Arouca no curso de Ciências e Tecnologias. Apaixonada pela escrita e pela leitura desde pequena, adora o mar e a natureza.

  2. Ana Miguel Carvalho (O pinheiro de Natal)

    Ana Miguel Carvalho nasceu a 18 de maio de 2001, em Arouca. É aluna da Escola Secundária de Arouca, onde frequenta o curso de Ciências e Tecnologias e concluiu o seu Curso  Básico de Música, no instrumento piano. cativada desde pequena pelos livros de Sophia de Mello Breyner, é agora uma leitora compulsiva, que não imagina a sua vida sem leitura.

  3. André Azevedo Vilar (Um Natal diário)

    André Azevedo Vilar nasceu a 24 de janeiro de 1997, em Arouca. Estudou Línguas e Humanidades na Escola Secundária de Arouca. Atualmente vive no Porto onde estuda Gestão do Património na Escola Superior de Educação. Publicou o seu primeiro livro "Escrita Incerta" em março de 2015 e é Guia Intérprete do Arouca Geopark.
      
  4. Lurdes Duarte (SIM! É NATAL!)

    Lurdes Duarte nasceu em 1963, no Porto. Reside em Alvarenga, Arouca. É professora de 1º ciclo na EB1 de Arouca. desde que se lembra, sempre se dedicou à escrita de poesia, conto, romance...tem uma página no Facebook onde publica alguns dos seus trabalhos: "Escrita & Cia". Publica em diversos grupos de poetas portugueses e brasileiros: "O Cantinho da Poesia", "Grupo dos Poetas Castro Alves", "A Tua Poesia; "Poesias lindas 2", "Grupo dos escritores virtuais e seus escritos" e "Poesias para ti". Para além da escrita, adora ler, já fez teatro, e adorava pintar.

  5. Maria Isabel Gonçalves (Natal foi...

    Maria Isabel Gonçalves (Bela para a família e alguns amigos) nasceu numa pequena aldeia de nome Gatão (na freguesia de Cepelos, Concelho de Vale de Cambra, Distrito de Aveiro), em 1973. Trabalhou numa fábrica durante três anos e outros três com deficientes profundos. Licenciou-se em Professores do Ensino Básico - 1º Ciclo na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em 2002, e concluiu o mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro, em 2007. Em 2015 fez especialização em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor. Exerce a profissão docente desde 2002, sendo a partir de 2009, no Agrupamento de Escolas de Arouca. Gostava de ter tempo para escrever, tendo publicado um artigo na Revista Noesis On-line, em 2009. Adora ler, viajar e estar com a família e amigos e valoriza muito as pequenas coisas da vida, os pequenos gestos. Os problemas ambientais e a educação das crianças são duas questões que a inquietam.

  6. e Rosa Sousa (Um Natal de nome Diana).

    Rosa Sousa ou LOLA como é tratada pelos familiares e alunos, nasceu em 1957, no Porto. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde julho de 1981 e mestre em Filosofia da Educação pela mesma universidade desde abril de 2004. Professora de Filosofia na Escola Secundária de Arouca é autora de dois blogues: Lola e a Filosofia, dirigido ao apoio aos alunos e o Mar e a Filosofia onde revela um carácter mais pessoal, intimista e apaixonante. Neste ano letivo está a desenvolver um projeto de "Filosofia para crianças" com alunos dos 1º ano, uma experiência que pretende continuar no sentido de contribuir para o desenvolvimento de um pensamento livre e autónomo!! Curiosa, exigente, tolerante, atenta, interessada, cuidada, inconformada, comprometida e empenhada, adora ler, escrever, viajar, conversar, ouvir música... e demora-se com a obra de Kant e com o colorido silêncio do MAR! O Abraço é a manifestação afetiva que mais a encanta e no qual gostaria de parar o tempo!

    O livro encontra-se disponível na BE da ESA.

  7. Book Trailer do livro:

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top