No dia 2 de maio, realizou-se em Oliveira do Bairro, tendo como palco o Auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, a Prova Distrital de Aveiro do Concurso Nacional de Leitura (fotos), com a participação de 61 escolas do distrito, 250 alunos e 100 professores (perto de 500 pessoas, entre alunos, professores e acompanhantes).
A receção dos participantes ficou marcada pela presença de homens e mulheres-estátua e de outros figurantes que encarnaram alguns vultos da literatura portuguesa, dando um colorido muito especial à Praça do Município, junto à Câmara Municipal e ao Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que organizou o evento através da Biblioteca Municipal, não descurou nenhum pormenor e ofereceu aos acompanhantes e professores, durante o período da manhã, a oportunidade de conhecerem o Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, enquanto os alunos realizavam as suas provas escritas.
Após o almoço oferecido pela autarquia, durante a tarde, e a intercalar as provas orais, o evento foi marcado pelas participações culturais do IPSB – Instituto de Promoção Social de Bustos e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, bem como pela boa disposição do apresentador e humorista Jorge Serafim, que arrancou inúmeras gargalhadas a todos os presentes, das crianças aos jovens e adultos.
Foram muitos os alunos a prestar a prova escrita, mas apenas cinco de cada categoria (do 3º ciclo e secundário) passaram à prova pública (oral). Entre eles, estavam dois dos nossos alunos: Ana Beatriz Brandão (secundário) e Pedro Justo (básico).
Os vencedores desta Prova Distrital, que vão representar o distrito de Aveiro na grande Final do Concurso Nacional de Leitura, a decorrer em  Lisboa, no decurso do mês de Maio, foram Mafalda Fidalgo, da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes Almeida (Espinho) e Ana Catarina Tavares Gomes, da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), respetivamente nos escalões do 3.º Ciclo e Ensino Secundário. 
As obras a concurso seleccionadas foram: “O senhor Valéry”, de Gonçalo M. Tavares, e “A mãe que chovia”, de José Luís Peixoto, para o 3º Ciclo, e “Jerusalém”, de Gonçalo M. Tavares, e “Livro”, de José Luís Peixoto, para o Secundário. Clique aqui para ver a mensagem do escritor Gonçalo M. Tavares, autor de duas das obras selecionadas.
O Concurso Nacional de Leitura, coordenado pelo Plano Nacional de Leitura em estreita articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, é o principal evento nacional do género e já vai na sua oitava edição. A iniciativa tem como objetivo promover e estimular a prática da leitura entre os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, através do convívio de alunos, professores e comunidade local.
PARABÉNS e obrigada à Ana Beatriz e ao Pedro Justo que levaram o Agrupamento de Escolas de Arouca ao palco, por duas vezes. Os parabéns vão também para a Carolina Garrido, a Liliana Ferreira, a Liliana Soares e a Matilde Silva. A escola está orgulhosa da vossa participação e reconhece o vosso esforço e o vosso entusiasmo.
Estão igualmente de parabéns as professoras dos alunos finalista do AEA, que os acompanharam até à Prova Distrital (Ana Celeste Fernandes, Fátima Carmo e Olga Soares), a Professora Bibliotecária da ESA (Adelaide Peres) e todos os docentes do Departamento Curricular de Línguas do AEA que contribuíram para que tudo isto fosse possível.
Agradecemos também a colaboração da Câmara Municipal de Arouca na cedência do transporte.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top