(…) Culture, in all its diversity, can foster a sense of identity and cohesion for societies at a time of uncertainty. It is also a powerful source of creativity and innovation. No development can be sustainable without it (…)

[Message from Ms Irina Bokova,Director-General of UNESCO, 21 May 2013]


Com início em 2001, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(Unesco) estabeleceu o dia 21 de Maio comoDia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, no mesmo ano em que foi feita a Declaração Universal da Unesco sobre a Diversidade Cultural. Em 2005, a Assembléia Geral da Organização adotou a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais a que, até ao momento, já aderiram 109 países.
Decorre entre 17 e 27 de Maio o Festival Internacional da Diversidade que, na sede da Unesco, em Paris e com eventos a ser realizados simultaneamente em outros países, se caracteriza por realizações correspondentes ao espírito da diversidade cultural. 

No ano Europeu do Diálogo Intercultural, 2008, o Conselho da Europa fundou uma rede de cidades europeias que acolheram e desenvolveram políticas interculturais conducentes a  uma correta integração dos imigrantes e ao respeito pela diversidade. Em Portugal  está, igualmente, criada a Rede Portuguesa de Cidades Interculturais que é um projecto do Conselho da Europa e da União Europeia.


|via Blogue do PNL|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top