A obra dramática Vanessa Vai à Luta, de Luísa Costa Gomes, é uma das leituras recomendadas para os alunos do 8.º ano e serviu de ponto de partida para uma reflexão alargada sobre a igualdade de género. Muito mais do que a história de uma menina que deseja receber uma metralhadora como prenda de aniversário, esta peça teatral convida à análise crítica de papéis sociais e das expetativas impostas a raparigas e rapazes.
Inspiradas nesta temática e no cartoon A Girl’s Life, do ilustrador romeno Liviu Stalina — que retrata os desafios vividos por raparigas em diversas sociedades —, as professoras lançaram aos alunos o desafio de criarem a sua própria versão do desenho. A proposta era simples, mas significativa: representar a realidade que consideram mais justa, mais próxima da sua vivência ou aquela que desejam para o futuro.
O resultado foi uma pequena exposição, mas com grande valor simbólico e pedagógico, que está agora patente na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Arouca.
Os trabalhos revelam a sensibilidade e o pensamento crítico dos alunos, e pretendem despertar a reflexão de outros jovens sobre temas tão atuais como as desigualdades persistentes, os estereótipos de género e a importância da liberdade de escolha e da valorização pessoal, independentemente do género.
Uma mostra que nos lembra que a luta pela igualdade continua — e que começa na escola, no pensamento e na criatividade de quem está a formar o futuro.
.jpeg)




Sem comentários:
Enviar um comentário