quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

JOMO: A Alegria de Perder | RBE post

Já alguma vez se sentiu pressionado para estar em todos os lugares e fazer tudo ao mesmo tempo? Para, constantemente, procurar saber que novidades lhe estão a chegar aos seus dispositivos? Essa sensação de estar a perder alguma coisa importante, conhecida como FOMO (Fear Of Missing Out), é cada vez mais comum na nossa sociedade hiperconectada e já nos debruçamos sobre ela no nosso artigo de 20 de dezembro: FOMO: O Medo de Perder Algo.

No entanto, existe um contraponto a essa ansiedade: o JOMO (Joy Of Missing Out). 

O que é JOMO?

JOMO, em tradução livre, significa "a alegria de perder". É a satisfação de não estar presente em todos os eventos, de não acompanhar todas as tendências e de não estar constantemente ligado. É a valorização do tempo presente e das experiências genuínas, em vez da busca por uma vida perfeita e constantemente ligada nas redes sociais.

Benefícios do JOMO:

  • Redução do stress: Ao diminuir a pressão de estar sempre ligado e presente em tudo, o JOMO contribui para uma vida mais tranquila e menos stressante.

  • Melhoria da qualidade de vida: Ao focar-se em atividades que realmente trazem prazer e satisfação, o JOMO contribui para uma melhor qualidade de vida.

  • Aumento da produtividade: Ao evitar distrações e abordar uma tarefa de cada vez, o JOMO aumenta a produtividade e a eficiência.

  • Fortalecimento dos relacionamentos: Ao passar mais tempo com as pessoas que amamos e desligarmo-nos das redes sociais, o JOMO contribui para fortalecer os relacionamentos interpessoais.

Assim, enquanto o FOMO gera ansiedade por se perder oportunidades, o JOMO promove a serenidade e o contentamento ao incrementar escolhas mais conscientes.

Como incorporar JOMO na vida diária:

  • Reavalie prioridades: Defina o que é realmente importante para si. Tire um tempo para pensar no que lhe traz alegria autêntica, em vez de seguir tendências ou pressões sociais.

  • Estabeleça limites: Defina horários para o uso de dispositivos eletrónicos e redes sociais.

  • Priorize o presente: Concentre-se na atividade que está a realizar em cada momento, sem se preocupar com o futuro ou o passado.

  • Aprecie a solidão: Em vez de sentir que estar sozinho é algo negativo, aprenda a valorizar esses momentos e a aproveitar bem o tempo a sós.

  • Diga não: Aprenda a dizer não a compromissos que não lhe fazem bem ou que o sobrecarregam.

  • Cultive hobbies: Dedique tempo a atividades que trazem prazer e descontração. Práticas como meditação, leitura ou hobbies criativos são alternativas saudáveis ao digital.

  • Ligue-se à natureza: Passe mais tempo ao ar livre, apreciando a natureza e desligando-se do mundo digital.

Em resumo

O JOMO é uma filosofia de vida que convida a desacelerar, a viver o momento presente e a apreciar as pequenas coisas. Ajuda a reduzir o stress e promove um bem-estar emocional mais profundo, permitindo-lhe viver de forma mais autêntica e intencional, sem se sentir sobrecarregado pelas expetativas externas.

Mas lembre-se: O JOMO não significa isolar-se ou perder oportunidades importantes. Trata-se de encontrar um equilíbrio entre a vida online e offline, priorizando o que realmente importa para si.

📷 https://www.canva.com/

 


terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Desafios do ALEA - aluno do AEA premiado!

Pedro Gonçalves, aluno do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Arouca, foi premiado no âmbito do Desafio 57: Imigrantes Legais em Portugal, uma iniciativa promovida pela ALEA (Ação Local Estatística Aplicada).

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).

Este desafio baseou-se numa notícia publicada no jornal Expresso em 20 de setembro de 2024 que apresentava dados sobre a comunidade imigrante em Portugal com base no Relatório de Migrações e Asilo de 2023, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

A professora Fernanda Almeida aceitou o repto lançado pela biblioteca escolar e  incentivou três dos seus alunos a participarem na iniciativa, tendo  Pedro Gonçalves respondido corretamente ao problema proposto.

Este prémio reflete não só o empenho do aluno premiado, mas também a dedicação da professora em promover aprendizagens significativas e a educação para a cidadania.

Parabéns ao Pedro Gonçalves, à professora Fernanda Almeida e a todos os participantes nesta iniciativa! 

A biblioteca escolar reafirma o seu compromisso em apoiar projetos que promovam o conhecimento, a criatividade e a participação ativa dos nossos jovens.

O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Concurso de Leitura - ConcIL | 1.º momento: Provas nas escolas | RESULTADOS no AEA

 

Concurso de Leitura -  ConcIL

(Concurso Interconcelhio de Leitura)

2.ª Edição – 2024|2025


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1.º momento: Fase Escolar

A fase escolar decorreu no início de janeiro, cabendo às bibliotecas escolares apuramento de 2 alunos por ciclo para a fase municipal

1.º ciclo | com recurso a computadores e tablets | google forms
2.º ciclo | com recurso a computadores e tablets | google forms

3.º ciclo e secundário | ESA | com recurso ao Kahoot

Foram apurados 2 alunos em cada nível de ensino a quem vai ser entregue um miminho.

1.º ciclo 

Vencedores:

Giovana de Vale Quaresma Tavares

4.º A BU | Orlando Silva

Miguel Vilar Vieira

3.º A BO | Professora Helena Rocha

2.º ciclo 

Vencedores:

Leonor Ferreira Bastos 

5.º E  EBA  | Professora Emília Ribeiro

Eloá Pinho

6.º A | Professor Sérgio Fernandes

3.º ciclo 

Vencedores:

Diogo Gonçalves Vilela

9A | Professora Vera Pinho

Yoan Madi Roque Paiva

 8E | Professora Sílvia Estevão

Secundário 

Vencedores:

Simão Oliveira

12A | Professora Fátima Carmo

Sofia Gonçalves Correia Brandão

12C | Professora Olga Rodrigues

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Estes alunos passaram ao 2.º momento do Concurso Interconcelhio de Leitura - participação nas provas da Biblioteca Municipal de Arouca, conforme regulamento. 

. São organizadas pela Biblioteca Municipal, em articulação com  a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares (CIBE);

. Realizam-se na Biblioteca D. Domingos Pinho Brandão, no dia 11 de março de 2025, às 14:00;

. Consistem numa prova pública presencial, em formato de entrevista/prova oral;

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Obras selecionadas:


1.º ciclo - A Galinha Ruiva, adaptação de Pilar Martínez, editora Kalandraka 

2.º ciclo - A Menina da Fila, de Onjali Q. Raúf, editora Book Smile 

3.º ciclo - Os Livros que Devoraram o meu Pai, de Afonso Cruz, editora Caminho

Ensino Secundário - Um Homem na Escuridão, de Paul Auster, editora Asa


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Os nossos agradecimentos a todos os alunos participantes 

e aos professores envolvidos na divulgação, motivação e inscrição dos alunos no concurso.



segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Rotary Club promove 2.ª edição do DREAM 4ALL - Concurso de desenho, ilustração e pintura jovem

O Concurso de Desenho, Ilustração e Pintura Jovem DREAM 4ALL é dinamizado pelos clubes: Rotary Club de Arouca (Portugal), Rotary Club do Rio de Janeiro Tijuca (Brasil) e Kuşadası Rotary Club (Turquia).

É aberto à população mais jovem, dos 12 aos 17 anos (inclusive), com participação individual ou em grupo.

É obrigatório fazer a inscrição no formulário de candidatura disponível no regulamento.

Consultar regulamento e cartaz AQUI.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Atividades de Natal nas Bibliotecas da EBA e ESA | 20 de dezembro

No dia 20 de dezembro, as Bibliotecas Escolares da EBA e da ESA promoveram diversas atividades natalícias, integradas na planificação de dinamização desta época festiva, conforme proposto pela direção do AEA.

Na EBA, a quadra natalícia foi celebrada com destaque para os livros de Natal e a projeção do filme "O Robot Selvagem", em duas sessões. Durante o intervalo entre as exibições, alunos, professores e assistentes operacionais tiveram a oportunidade de assistir a uma vibrante interpretação da canção "When the Saints Go" pelo Clube de Percussão. O grupo, formado por alunos e orientado pelo professor Fernando Alves, encantou o público com a combinação de flauta, xilofones e bombo.

Na ESA, a atividade intitulada “Escrever nas Estrelas com Engenho e Arte” foi organizada pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Biblioteca Escolar. A programação incluiu dinâmicas lúdicas alusivas ao Natal, envolvendo leitura, escrita de mensagens, poesia visual, jogos e ilustração. Os alunos recortaram estrelas de papel onde escreveram mensagens natalícias e participaram em atividades relacionadas com a temática, em Português, Inglês e Francês, reforçando o espírito de interculturalidade e inclusão.


As iniciativas realizadas destacaram os valores humanos e universais, promovendo o espírito natalício de forma criativa e inclusiva.

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terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Portugueses escolhem "liberdade" como a Palavra do Ano de 2024

Numa alusão aos 50 anos do 25 de Abril, a palavra "liberdade" venceu com 22% dos votos.

Nos 50 anos do 25 de Abril, "Liberdade" é a Palavra do Ano 2024
Rui Oliveira/Global Imagens (arquivo)

"Liberdade" é a Palavra do Ano 2024. A escolha foi feita pelos portugueses que votaram na 16.ª edição da iniciativa lançada pela Porto Editora e pela Infopédia.

A votação, "disputada até ao último momento", afirma a Porto Editora, concentrou-se nas palavras "liberdade", "conflitos" e "imigração", mas "liberdade", que alude aos 50 anos do 25 de Abril, acabou por vencer com 22% dos votos. (...)

Esta iniciativa da Porto Editora procura valorizar "a riqueza e o dinamismo da língua portuguesa, enquanto espelha as transformações e desafios da sociedade". 

"Liberdade" sucede a “professor” (2023), "guerra" (2022), "vacina" (2021), "saudade" (2020), "violência doméstica" (2019), "enfermeiro" (2018), "incêndios" (2017), "geringonça" (2016), "refugiado" (2015), "corrupção" (2014), "bombeiro" (2013), "entroikado" (2012), "austeridade" (2011), "vuvuzela" (2010) e "esmiuçar" (2009).

Notícia retirada daqui.