Está disponível o n.º 11 d'A Casa do João,
dedicado ao tema geral «Desporto
e Literatura Infantil e Juvenil»
Para aceder gratuitamente ao pdf da Revista, basta subscrever esta página
e receberá um e-mail com as credenciais de acesso à revista!
Está disponível o n.º 11 d'A Casa do João,
dedicado ao tema geral «Desporto
e Literatura Infantil e Juvenil»
Para aceder gratuitamente ao pdf da Revista, basta subscrever esta página
e receberá um e-mail com as credenciais de acesso à revista!
Os filmes estarão dispostos na plataforma Vimeo e, para aceder, basta preencher o formulário AQUI para receber os links e a respetiva password.
Fonte: PNC - Boletim Notícias - especial-fevereiro 2021
Devido à pandemia COVID-19, este ano, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) realizou-se em moldes alternativos às provas presenciais, privilegiando o formato digital e as novas tecnologias de informação e de comunicação.
O júri, constituído por Maria Luísa de Castro Soares, da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Souro, Isabel Pardal, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e Margarida Rocha, da Biblioteca Municipal de Arouca, reuniu online na passada sexta feira, 19 de fevereiro, para avaliar as provas/vídeos e decidiu unanimemente apurar os seguintes alunos para a fase metropolitana que decorrerá no mês de abril, em Vila Nova de Gaia:
1.º ciclo
· Clara Fonseca, 4.º, Polo Escolar do Burgo
· Helena Sousa, 4.º, Polo Escolar de Arouca
· Marco Paiva, 4.º, Polo Escolar de Escariz
2.º ciclo
· Beatriz Sousa, 6.º, Escola Básica de Arouca
· Inês Oliveira, 5.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
· Gabriela Barbosa, 5.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
3.º ciclo
· Martim Rodrigues, 7.º, Escola Secundária de Arouca
· Rodrigo Pinto, 8.º, Escola Secundária de Arouca
· Inês Paiva, 7.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
Secundário
· Inês Oliveira, 11.º, Escola Secundária de Arouca
· Maria Carvalho, 11.º, Escola Secundária de Arouca
· Mónica Silva, 11.º, Escola Básica e Secundária de Escariz
Na Fase Intermunicipal da 14ª edição 2020/2021 do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia|, de 19 a 23 de abril, estas são as obras a concurso:
1º ciclo: O Morcego Bibliotecário de Carmen Zita Ferreira;
2º ciclo: Ulisses de Maria Alberta Menéres;
3º ciclo: O gato de Uppsala de Cristina Carvalho;
Secundário: Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett.
Sobre o Concurso Nacional de Leitura
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas. O objetivo central é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.
Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo das diferentes fases:
· Fase Escolar / Municipal: engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.
· Fase Intermunicipal: congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.
· Fase Nacional: conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.
VAMOS CELEBRAR OS AFETOS
Lembrando a comemoração do Dia de São Valentim/Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro, o Departamento de Línguas do AEA desafia os alunos do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário a pôr à prova os seus conhecimentos sobre a temática do amor.
Participa e diverte-te com esta atividade, respondendo aos questionários elaborados em Português, Francês e Inglês.
Os
três alunos de cada nível de ensino que forem mais rápidos a responder e com a
melhor pontuação serão premiados!
De 12 a 22 de fevereiro.
Vamos a isso?
| 💗Dia de São Valentim | 5º | 6º anos | 💗AQUI |
| 💗Dia de São Valentim | 7º | 8º | 9º anos | 💗AQUI |
| 💗Dia de São Valentim | 10º | 11º | 12º anos | 💗AQUI |
| 💗St. Valentine`s Day | 5º | 6º anos | 💗AQUI |
| 💗St. Valentine`s Day | 7º | 8º | 9º anos | 💗AQUI |
| 💗St. Valentine`s Day | 10º | 11º | 12º anos | 💗AQUI |
| 💗Le jour de la Saint Valentin | do 7º ao 12º anos | 💗AQUI |
No dia 9 de fevereiro celebrou-se o Dia da Internet Mais Segura.
Para assinalar este dia e em parceria com a Biblioteca Escolar, os alunos do 11ºG, do Curso Profissional de Multimédia, visionaram o teatro “ ID A TUA MARCA NA NET” (online), na aula de Português.
De seguida, na disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais, criaram as publicações abaixo que apelam e sensibilizam para esta temática.
Gostam de construir Puzzles? Então vão gostar deste desafio!
1. O género
literário elegível para efeito deste concurso é o conto, escrito em língua portuguesa.
2. O título do
conto é “As Ninfas do Paiva”,
podendo existir um subtítulo à escolha do
concorrente.
3. O tema do conto
deverá contemplar as oito obras de pintura intituladas “As Ninfas do Paiva” bem
como, se o concorrente assim o entender, as restantes obras de escultura e
pintura do Museu de Arte na Paisagem –
Museu de Arte Contemporânea na
aldeia da Paradinha – cujo
catálogo vai apenso a este regulamento. As obras de arte deverão integrar a narrativa como
personagens, principais ou secundárias, ou ainda como cenário.
Os trabalhos deverão
ser enviados, até 30 de junho de 2021.
Consulte AQUI o regulamento.

No mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (9 de fevereiro de 2021).
Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.
A Internet faz parte do mundo, criando uma imensa rede de conexões. Vivemos conectados boa parte do tempo, com pessoas, objetos, instituições e até roupas, todos cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A Internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável. (Safernet)
À semelhança dos anos letivos anteriores, as bibliotecas escolares divulgam recursos (e atividades) que poderão ser utilizados:
com início marcado para as 14h30, no dia 9 de fevereiro. O webinar contará com a participação de diversos especialistas que irão abordar temas referentes aos relacionamentos online, desde o namoro online e o sextting, ao revenge porn e o sextortion. Fundação Altice.
O vídeo estará disponível durante todo o dia 9 de fevereiro no seguinte link videos.sapo.pt/1eTsDAGzdSsaZzk1W8Ur.
Não é preciso ter perfil em nenhuma rede social.
Vídeo_1 : Media SIM, Discurso ao ódio NÃO
Vídeo_2: Dicas da semana
Vídeo_3: Monólogo
Vídeo_4: Internet segura
Video_5: Segurança online
Em tempo de isolamento social, não precisa de se limitar à televisão e às redes sociais para passar o tempo. Em todo o mundo, à distância de um simples clique, existem espaços culturais que pode (re)descobrir, em total segurança, no conforto do seu lar.
É tempo de isolamento, voluntário ou não, um pouco por todo o mundo. No entanto, ficar em casa não tem que ser forçosamente aborrecido nem tem de limitar-se à televisão e às redes sociais para passar o tempo. São muitos os espaços museológicos que, à distância de um simples clique, oferecem a oportunidade de os visitar sem sair do conforto do seu sofá. Deambule por eles tranquilamente e leve o tempo que quiser. Afinal, é coisa que não lhe falta!
A coleção do British Museum, um dos espaços museológicos mais populares de Londres, em Inglaterra, é notável e abrange mais de dois milhões de anos de cultura humana. Mais de seis milhões de visitantes percorrem, todos os anos, os corredores do edifício que o abriga em busca de marcos mundialmente reconhecidos, como é o caso da famosa Pedra de Roseta do Egito e dos frisos do Partenon de Atenas, que pode ver online em mais de 60 galerias.
Localizado em Amesterdão, na Holanda, nos Países Baixos, o Rijksmuseum é lar de centenas de obras-primas da era de ouro holandesa mundialmente conhecidas, entre elas a famosa pintura "A leiteira" de Johannes Vermeer e o popular quadro "A ronda noturna" de Rembrandt. No Rijksstudio, são atualmente 676.551 as criações artísticas online. Se descarregar a app do museu na App Store ou no Google Play, pode criar o seu próprio percurso museológico.
A National Gallery of Art, sediada em Washington, nos EUA, permite, além das obras que apresenta no seu site oficial, a visita virtual a duas exposições online que disponibiliza no site Google Arts & Culture. A primeira é uma exposição de moda americana que abrange o período entre os anos 1740 e 1895 e inclui peças de vestuário da época colonial e do período revolucionário. A segunda exibe obras do popular artista barroco holandês Johannes Vermeer.
Depósito de tesouros artísticos únicos, a coleção do Museu Nacional do Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia, integra mais de 400.000 obras artísticas. Distribuído por 10 edifícios, é um dos maiores do mundo. A exposição permanente, que pode agora ver online, ocupa habitualmente o imponente Palácio de Inverno, construído entre 1754 e 1762 para servir de residência de inverno aos czares russos. O destaque vai para a arte russa dos séculos X ao XX.
Edvard Munch foi o único artista norueguês que teve uma influência decisiva na evolução da arte europeia, sobretudo como pioneiro do expressionismo na Alemanha e nos países nórdicos. O museu com o seu nome, que no outono de 2020 passa a ter uma nova sede, em Oslo, foi inaugurado em 1963 e tem um acervo composto por cerca de 1.100 pinturas, 4.500 desenhos e 18.000 impressões. Algumas dessas obras podem ser vistas no seu site oficial.
O Museu Van Gogh, em Amsterdão, nos Países Baixos, abriga a maior coleção mundial de obras do pintor Vincent van Gogh, que viveu entre 1853 e 1890. A coleção permanente inclui mais de 200 pinturas, de 500 desenhos e de 750 cartas pessoais do artista holandês. O museu apresenta, ainda, exposições sobre diversos temas da história da arte do século XIX e, na página que criou online, disponibiliza dicas para que toda a família possa vivenciá-lo em casa.
A coleção da National Gallery, em Londres, no Reino Unido, conta com mais de 2.600 obras, muitas delas de renome, como "O retrato de Arnolfini" de Jan van Eyck, de "Vénus ao espelho" de Diego Velázquez e de "Girassóis" de Vincent van Gogh, que pode agora ver online. Neste museu, estão representadas as principais tradições pictóricas da Europa Ocidental, incluindo obras de artistas italianos medievais e renascentistas e de impressionistas franceses.
A Galeria Uffizi, em Itália, é o mais famoso museu de Florença e um dos mais reputados museus do mundo. Abriga a coleção de arte de uma das famílias mais famosas da cidade, a dinastia fundadora da Casa dos Médici. Entre as centenas de obras que compõem o seu acervo, muitas delas disponíveis online, estão "O nascimento de Vénus" de Sandro Botticeli, "A anunciação" de Leonardo da Vinci e "A adoração dos magos", uma obra inacabada do pintor.
Em Viena, na Áustria, o Palácio Belvedere, antiga residência de verão do príncipe Eugénio de Saboia, um dos três pólos do Belvedere Museum Vienna, abriga uma impressionante coleção de arte austríaca que se estende desde a idade média até aos dias de hoje e, ainda, a maior coleção mundial de Gustav Klimt. No site oficial deste museu, é possível fazer uma visita virtual, pesquisar sobre as obras e usufruir de uma experiência de realidade aumentada.
Também conhecido como MASP, este museu privado sem fins lucrativos, localizado em São Paulo, fundado pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand, em 1947, foi o primeiro museu moderno do Brasil. Adquiridas através de doações, as primeiras obras deste espaço museológico converteram-no na mais importante coleção de arte europeia do hemisfério sul. Hoje, conta com um acervo de mais de 8.000 obras, muitas delas para ver nesta visita virtual comentada.
No centro de Paris, em França, numa das margens do rio Sena, em frente aos Jardins das Tulherias, este museu, instalado na antiga estação ferroviária de Orsay, construída para a Exposição Universal de 1900, é, ele próprio, uma obra de arte. O Museu de Orsay, exibe criações do período entre 1848 e 1914 de artistas de renome como Claude Monet, Paul Gauguin e Paul Cézanne. Para além de um mapa interativo, também pode ver uma galeria de vídeos.
No número 247 da Calle de Londres, no centro da cidade de Coyoacán, no México, esconde-se La Casa Azul, o nome dado à construção que hoje abriga o Museu Frida Kahlo. Uma vivenda com a fachada pintada num tom de azul vibrante de acordo com a tradição mexicana, onde a pintora mexicana Frida Kahlo viveu a maior parte da sua vida. Foi lá que nasceu a 6 de agosto de 1907 e foi também ali que morreu 47 anos depois. Pode fazer uma visita virtual e ver um vídeo.
Fundado em 1929, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, nos EUA, localizado em pleno centro de Manhattan, foi o primeiro museu dedicado à era moderna. Hoje, a coleção do reputado Museum of Modern Art, rica e variada, oferece uma visão panorâmica da arte moderna e contemporânea, abrangendo desde a inovadora pintura e escultura europeia da década de 1880 até à arte cinematográfica, ao design e às artes performativas globais dos dias de hoje.
acervo do MoMA, como é vulgarmente conhecido, inclui mais de 150.000 pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, modelos e projetos arquitetónicos e objetos de design e aproximadamente 22.000 filmes e quatro milhões de imagens. A biblioteca deste espaço museológico guarda mais de 300.000 livros, jornais e arquivos individuais de mais de 70.000 artistas. Para além da revista digital do museu, pode também fazer cursos online.
É o museu mais visitado da Polónia. Antigo campo de concentração de prisioneiros políticos foi, em 1942, transformado num dos principais centros de extermínio em massa de judeus. O Auschwitz-Birkenau Miejsce Pamieci i Muzeum foi criado a 2 de julho de 1947, que inclui um memorial, reparte-se por por 155 edifícios e 300 ruínas e reúne mais de 100.000 pertences das vítimas, documentos e obras de arte dos prisioneiros, que pode ver online.