domingo, 29 de março de 2020
Livros para escutar | Histórias para ficar em casa
XIII EDIÇÃO DO CONCURSO ‘CINEASTAS DIGITAIS’ (3.º CEB e Ensino Secundário)
O concurso ‘Cineastas Digitais’, cujo regulamento se encontra disponível na página do site do concurso (https://cineastas.ccems.pt/
1. ‘Nano Vídeos’ (duração inferior a 30 segundos e com requisitos técnicos elementares), cujo tema é ‘Alterações climáticas’ (ODS 12 e 13)
2. ‘Vídeo Curtas’ (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), cujo tema é livre, à V/ escolha;
3. ‘Vídeo Narrativas’ (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história), cujo tema deve abordar um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A supervisão dos vídeos e a sua submissão no site do concurso fica a cargo de um professor, depois de efetuado o registo (https://cineastas.ccems.pt/
|Sugerimos que contactes o professor bibliotecário e solicites esse apoio - esa.bibcr@gmail.com|
Podes produzir vídeos sozinhos ou em grupo. Caso optes por trabalhar em grupo, dado o período de isolamento social em que nos encontramos, sugerimos que realizes as gravações individualmente e depois recorras a meios de comunicação à distância (videoconferência, por exemplo) para organizar e debater a necessária montagem.
Podes recorrer a programas de gravação e edição e vídeo gratuitos (mesmo que as gravações fiquem com marca d'água) ou à câmara de vídeo dos telemóveis.
Os vídeos podem ser realizados recorrendo a animações ou à técnica do "Stop motion".
Ponham a vossa criatividade a funcionar!
A equipa da BE coloca-se ao dispor para qualquer apoio ou dúvida (esa.bibcr@gmail.com).
XIX EDIÇÃO DO CONCURSO ‘ARTISTAS DIGITAIS’ (Pré-escolar, do 1º, 2º e 3.º CEB ao SEC)
O concurso "Artistas Digitais", cujo regulamento se encontra disponível na página do concurso, (http://artistas.ccems.pt/ page.aspx?IdPagina=10), propõe os seguintes temas:
1. ‘Água Potável’ (objetivo 6 dos ODS da ONU) ou ‘Energias Renováveis’ (objetivo 7 dos ODS da ONU) - alunos do Pré-Escolar e do 1.ºCEB.
2. ‘Alterações Climáticas’ (objetivos 12 e 13 dos ODS da ONU) – alunos do 2.º CEB.
3. ‘Eu, a minha Família e o Covid 19’ – alunos do Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário.
Nos dois primeiros temas, os alunos são desafiados a elaborar um desenho digital sobre o tema proposto, considerando o definido nos respetivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
No terceiro tema, convidamos os alunos elaborar desenhos digitais que ilustrem como é viver em isolamento social: como é que na sua família estão a encarar esta pandemia; como se estão a adaptar a esta nova realidade; o que inventaram para passar o tempo; como fazem para se divertir; o que os faz sorrir; que mensagem de esperança nos podem deixar...
Os desenhos poderão ser feitos em qualquer programa/ aplicação para desenho digital, como, por exemplo, o Paint, no computador, ou o PicsArt Color Pintar, no tablet, e poderão ser submetidos pelos pais/encarregados de educação, no site do concurso em https://artistas.ccems.pt/ registo.aspx
Ponham a vossa criatividade a funcionar!
A equipa da BE coloca-se ao dispor para qualquer apoio ou dúvida (esa.bibcr@gmail.com).
sábado, 21 de março de 2020
Dia Mundial da Poesia_2020
Para celebrar este dia, foram preparadas duas atividades: Frequência com Poesia e Estendal Poético (atividades conjuntas da Bibblioteca Municipal de Arouca e das Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e Escariz).
Frequência com Poesia
Frequência com Poesia - Poemas selecionados do AEA:
“O carnaval” | Ana Matilde Teixeira Brandão | 3ºA BO
“A casa dos avós” | Tiago Filipe Oliveira Machado | 4ºA BO
“Sentimentos” | Lara Batalha | 7ºC ESA
“Para ti, amor”| Ana Fernandes | 11ºA ESA
“Poema” | Inês Moreira | 11ºA ESA
“Miminho de mãe” | Fernanda Almeida | EE da ESA
Estendal Poético
Apresentação de 10 poemas em forma de “estendal”, impressos em t-shirts coloridas, em espaço público do concelho de Arouca e na Escola sede do Agrupamento. A "estender" em tempo oportuno.
Estendal Poético - Poemas selecionados do AEA:
“A minha mãe” | Leonor Jordão | 2ºA BO
A minha mãe
É muito amorosa
É bonita
E é cheirosa.
A minha mãe
Está no fundo do coração
Brinca comigo
E anda comigo pela mão.
“As abelhas” | Guilherme de Sousa Vieira | 3ºA BO
As abelhas são muito bonitas
Um inseto voador
Produzem o mel tão doce
Que faz lembrar o amor.
Elas têm uma função
Muito importante para a nossa sobrevivência
Que é fazer a polinização
Que fazem com muita frequência.
As abelhas para mim são incríveis
O meu inseto preferido
São como super-heroínas
Ou algo parecido.
“(In)Diferente” | Eunice Correia | 8ºC ESA
Ser diferente é ser igual
Ninguém é mais do que ninguém
Se houver amor fraternal
Todos se sentirão alguém.
Sou ainda muito jovem
Tenho tanto para aprender
Mas já sei que a diferença
Nos ajuda a crescer.
Acolhe com um abraço
Todos os que precisam de ti
Não te sintas envergonhado
Abre o coração e sorri.
Respeita a diferença
Estende a mão ao outro
Não fiques indiferente
Pois quem não sente vale pouco.
“A menina de olhos azuis” | Henrique Justo | 11º ESA
Menina de olhos azuis
Não me olhes assim
Porque quando te olho nos olhos
Não estou em mim
Não te assustes
É um sinal
Por isso nunca mudes
Até ao final
Aqui acabo a minha declaração
Espero que me aceites
E que vás ao fundo do meu coração.
“Vanda não parava nunca” | Fernanda Almeida | EE da ESA
Vanda não parava nunca
Vaivém, bicho carpinteiro,
Varria o dia inteiro,
Vaidosa no seu castelo.
Vasculhava por todo o lado,
Valorizava o limpo e belo,
Vassoura ganhava asas,
Valsava e rodopiava,
Valente fada das casas!
“Boneca de trapos” | Maria de Lurdes Duarte | Docente AEA
Sozinha num
cantinho só meu,
Gostava de
te embalar nos braços,
Bonequinha
feita de mil trapos,
Tranças de
lã, na ponta, dois laços.
Em pequena
construí-te eu,
Para ser
alvo dos meus abraços;
Coração
retalhado em farrapos,
Sorriso desfeito
em pedaços,
Num piscar
de olhos engraçado,
Olhas-me,
sorrindo ingenuamente,
Embalando-me
em terna dança.
Só para mim
a infância é passado.
Eu sulco o
meu trilho velozmente;
Tu serás
para sempre criança.
***
Nestes dias ensombrados, que a poesia seja o lenitivo que nos ilumina.
Como diz o poeta Gedeão:
"Todo o tempo é de poesia.
Desde a arrumação do caos
à confusão da harmonia."
(retirado da lista RBE | Bibliotecas Escolares de Amares)
sexta-feira, 20 de março de 2020
Audiolivros gravados pelas alunas do Curso Profissional de Animador Sociocultural, da ESA
As alunas do Curso Profissional de Animador Sociocultural, da Escola
Secundária de Arouca, do Agrupamento de Escolas de Arouca, no âmbito de um
projeto da disciplina Área das Expressões, deste ano letivo 2019/2020, gravaram
em áudio a leitura de cinco histórias infanto-juvenis.
Os livros escolhidos, pelas alunas, para a realização desta atividade foram:
«A Gaita Maravilhosa» e «O Velho e os Pássaros» de António Mota, «O Canteiro
dos Livros» e «O Pardal de Espinosa» de José Jorge Letria e «Rosinha – Uma Ursinha
Feliz» de Manuela Mota Ribeiro.
Este trabalho teve como primeiro destinatário a aluna invisual do
Agrupamento de Escolas de Arouca a quem foram oferecidos os cinco CDs com a
gravação das cinco histórias.
No entanto, para que este recurso, promotor de uma educação inclusiva,
possa acompanhar os respetivos livros e servir de material pedagógico ou lúdico
para quantos (crianças, pais, educadores e professores) dele possam e queiram
usufruir, os mesmos foram entregues às bibliotecas do concelho de Arouca que possuem,
no seu espólio, os livros que foram lidos. Assim, todos quantos queiram
conhecer e desfrutar do projeto, podem encontrar, um ou mais CDs, na Biblioteca
Municipal de Arouca e nas Bibliotecas Escolares de Alvarenga, Boavista, Burgo,
Canelas, Escariz, Fermedo e EB2,3 de Arouca.
Para ficarem a conhecer, desde já, pelo menos uma das histórias, aqui
fica o trabalho da aluna Jéssica Pereira.
ROSINHA, de Manuela Mota Ribeiro
Bem-hajam, professora Márcia Ferreira e meninas da turma do Curso Profissional de Animador Sociocultural!
“Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus”
“Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus” é o nome do livro digital desenvolvido e disponibilizado de forma totalmente gratuita, pela empresa Betweien.
Mensagem da equipa Betweien para todas as crianças:
"Guerreiros e Guerreiras,
Todos os dias, trabalhamos para levar às crianças, de todo o país, histórias, contos, atividades, eventos, que sensibilizem para muitos temas que são de interesse.
Agora, tal como vocês que estão limitados de irem à escola, estamos também limitados no desenvolvimento do nosso trabalho diário... Mas, vocês não saem do nosso pensamento! Por isso, decidimos fazer este livro, para vos ajudar a entender melhor todos estes acontecimentos e para que possam passar melhor o vosso tempo com os vossos pais e mães - os vossos escudos nesta batalha que todos estamos a travar para combater o vírus.
Prometemos voltar em breve às vossas escolas, com tudo que o que vos podemos oferecer.
Até breve!
A equipa Betweien"
quinta-feira, 19 de março de 2020
Dia do Pai | O Pai é EcoFixe | Desafio
Dia do Pai | O Pai é EcoFixe
- O desafio consiste em construir um brinquedo ou jogo em família, recorrendo a materiais que tenham em casa e possam reutilizar ou reciclar. O objetivo é partilhar, durante, ou depois do Dia do Pai. De 19 a 22 de março.
- Apresenta-se como exemplo e inspiração a construção de matraquilhos.
- Qualquer pai e filho/filha podem participar apesar do desafio ter sido pensado para os mais jovens.
Para participar devem:
1.Tirar 4 fotografias durante a construção do brinquedo /jogo. Opcionalmente podem também juntar um video até 1 minuto do pai e filho(a) a brincar/jogar
2. Publicar, usando os hashtags #EcoEscolasFicaEmCasa #PaiEcoFixe e colocando o tag de @ecoescolas no Facebook ou @ecoescolas_pt no Instagram.
- Para todos os pais, votos de um Dia EcoFixe!
Esta é uma iniciativa ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e da Eco-Escolas . - Todos podem participar.
A ABAE dará depois destaque na página Eco-Escolas às propostas mais criativas.
Por isso #FiqueEmCasa mas não deixe as Eco-Escolas lá fora!
Participe!
Cuide de si, cuide de todos nós!
sexta-feira, 13 de março de 2020
Concurso Nacional de Leitura 2020 . Cancelamento
As medidas preventivas para evitar o contágio pelo Coronavírus (Covid-19) têm tido consequências na organização de muitos eventos e levado ao cancelamento ou adiamento de muitas iniciativas.
Considerando:
a. a ativação nos municípios, escolas e organismos públicos de Planos de Contingência que têm anulado atividades, fechado espaços e serviços;
b. a decisão do Conselho de Ministros, de encerramento das escolas a partir do dia 16 de março de 2020;
c. as orientações da Direção-Geral da Saúde, recomendando que se pondere nesta fase inicial da ameaça epidémica, o adiamento ou cancelamento de eventos que, pelo número de participantes, proveniência dos mesmos ou condições de realização, sejam suscetíveis de gerar riscos desnecessários;
d. A limitação de datas alternativas ao calendário das várias etapas previstas para o CNL.
O Plano Nacional de Leitura e os seus parceiros no Concurso Nacional de Leitura (CNL), bem como Câmara Municipal de Oeiras, cumprindo as medidas referidas, tomaram a difícil e indesejada decisão de cancelar a 14.ª edição do CNL, de modo a evitar quaisquer riscos de contágio.
Agradecemos todo trabalho e dedicação que os diversos intervenientes colocaram nas diferentes fases do CNL, demonstrando a importância das escolas, bibliotecas escolares e bibliotecas municipais, autarquias, professores e famílias na promoção do gosto e das competências de leitura.
Retirado daqui.
E agradecemos a todos os nossos alunos participantes.
sexta-feira, 6 de março de 2020
Estou@LER! Fotografa-te ou alguém a ler.
Como participar:
.Tirar uma fotografia do (a) próprio (a) ou de alguém a
ler, sem mostrar rostos ou marcas.
. Enviar a foto para o seguinte email:
esa.bibcr@gmail.com
(Instagram #estoualer \ #pnl2027)
. Identificar o autor da foto (nome, contacto, turma, no
caso de ser aluno, e escola).
. Cada participante pode candidatar-se com mais do que
uma fotografia.
. Os participantes garantem que as fotos submetidas são da
sua autoria, inéditas, não pertencendo nem violando direitos de terceiros,
designadamente de imagem e de propriedade intelectual.
. Ao longo da Semana da Leitura, de 9 a 13 de março, a BE irá partilhar no seu blogue (BiblioESA) as fotos enviadas. Todos os participantes terão um brinde.
. Das fotos enviadas, será selecionada uma que será premiada.
. O prémio a atribuir é constituído por livros.
. Estarão automaticamente descartadas as fotografias que tenham carácter ofensivo, discriminatório ou inadequado.
Boa sorte!
Ideias de Leitura e Escrita_março_PNL2017
Aqui estão as ideias de escrita e de leitura para o mês de março, mês da leitura.
Estes desafios de leitura e escrita dirigem-se a alunos, pais, professores e outros mediadores. Participem!
E partilhem connosco (professora bibliotecária Adelaide Peres na biblioteca da ESA ou através do email adelaide.peres@agesc-arouca.pt) os trabalhos resultantes dessas IDEIAS. A todos os participantes daremos um prémio. Quem se atreve?
Ideias de Leitura e Escrita
março 2020
Ideias de Leitura_março
1 - Um livro com um título que tenha mais do que quatro palavras.
2 - Uma peça de teatro em que as personagens pertençam à mesma família.
3 - Uma história passada numa prisão.
4 - Dois poemas de uma autora portuguesa.
5 - Um livro com uma lombada apelativa.
6 - Uma biografia ilustrada.
7 - Um álbum de banda desenhada com um(a) artista como personagem.
8 - Um livro sobre uma cultura que não conheças.
9 - Um artigo de jornal ou de revista sobre desporto.
10 - Um livro em que uma personagem tenha o mesmo nome que tu.
Ideias de Escrita_março
1 - Um texto em que dês a tua opinião sobre uma música.
2 - Uma história que se passe numa tournée de uma banda pop/rock.
3 - Um texto para publicar na contracapa do teu livro preferido.
4 - Uma história policial em que o protagonista goste muito de livros.
5 - Um plano para combater a preguiça.







