quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CNL - resultados da fase regional - provas na escola

O 1º momento do Concurso Nacional de Leitura (fase regional – provas na escola) está terminado. Participaram 73 alunos do 1º Ciclo, 24 do 2º,  29 do 3º e 15 do secundário. Estes realizaram um questionário online sobre as obras lidas.  

Foram selecionados e premiados os seguintes alunos:

1º Ciclo 

Dinis Costa Portugal, 3ºB ARC

2º Ciclo 

Eunice Almeida Correia, 6ºC

3º Ciclo

Matilde de Brito Moreira, 9ºC

Secundário

Ana Margarida Sousa Barbosa, 12ºA




O segundo momento de seleção (fase regional – provas na Biblioteca Municipal) realiza-se na Biblioteca Municipal de Arouca, no dia 13 de abril de 2018, às 14:30 e consiste numa prova pública, em formato de entrevista/prova oral.

Constitui o Júri a técnica da Biblioteca Municipal de Arouca, Dra. Margarida Rocha, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Isabel Pardal, e um convidado externo de reconhecido mérito nas áreas da leitura e da escrita, a Professora Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes.

Aqui serão apurados os alunos vencedores que representarão o Município de Arouca (do AEA ou AEE) no momento seguinte, de contexto intermunicipal (1 vencedor em cada nível de ensino).


Resultados das provas 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário.

Obrigada a todos os alunos participantes!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Apresentação do livro Tia Guida, de André Fernandes


"Não me lembro do dia exacto, nem da hora exacta, mas lembro-me exactamente de como me senti.
Despertei. Peguei no telefone e digitei o número que pretendia. A chamada estava estabelecida. Estava prestes a receber notícias que ansiava receber há já alguns dias. Mas nem por um segundo equacionei a hipótese de serem tão negras como aquelas que recebi naquele dia. Cancro. Sim, tinha ouvido bem. Cancro."

Sobre cancro. É sobre esta doença que André Fernandes, natural de Lisboa  (n. 1991), fala neste livro. Tia Guida é um testemunho narrado na primeira pessoa sobre o último ano de vida de Margarida, a tia que ajudou a criar André, filho de pais separados. No Verão de 2011 foi diagnosticado à tia um tumor já em estado avançado. Os médicos prorrogaram-lhe três meses de existência, apenas. A dor de perder alguém que marcou positivamente o seu crescimento e adolescência inteiras antecipou-se na hora que soube do malogrado veredicto: "Achamos, de certa forma, que quem amamos nos pertence."

Quem o ouve falar pela primeira vez, certamente estranhará que da boca de uma pessoa tão jovem saiam palavras tão duras como “cancro”, “perda” e “morte”. Da mesma forma, também não seria de esperar ouvir termos como “amor”, “vida” e “aprendizagem”. No entanto, André Fernandes, um comunicador nato,  usa-as a todas com desenvoltura e com a naturalidade de quem já experienciou o que cada uma delas representa. Este convidou o público, também ele jovem, a conhecer um pouco da sua vida e da sua história. André não se coibiu de falar das coisas mais duras e difíceis que a sua tia viveu e ele com ela, de violência doméstica e de bullying na escola, mas falou de muitas outras coisas, coisas positivas como a coragem, a alegria, a partilha, o amor, a felicidade merecida de quem viveu, perdeu e aprendeu.

André Fernandes conseguiu captar a atenção dos nossos estudantes (5 turmas), falando-lhes de experiências comuns, apelando à responsabilização daquilo que acontece na vida de cada um, destacando a importância da escola na vida de cada um. Realçou a sua busca por um trabalho que o satisfizesse, a importância da escrita e da leitura no seu percurso e, sobretudo, o amor como força motriz do mundo e da nossa relação com os outros.

Tia Guida é um livro com uma mensagem positiva. Uma mensagem de amor. Por nós, pelos outros. Pela Vida.

Obrigada, André!

Os livros deste jovem autor encontram-se disponíveis na BE da ESA.


Para ter alguma noção mais concreta do tema e da forma como o aborda, aqui estão alguns links de entrevistas que André teve a oportunidade de dar e o link da página de Facebook do livro:
Tarde é Sua - https://www.youtube.com/watch?v=MjDmiOprrME
Você na TV - https://www.youtube.com/watch?v=BvdqG2UoxEA
Facebook Tia Guida - https://www.facebook.com/TiaGuida
Facebook Pessoal - https://www.facebook.com/amaispartilha/ 

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

NOVO DESAFIO DO ALEA




O ALEA acabou de lançar um novo Desafio - Pensões - que pode ser respondido nesta página.


Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 1 de fevereiro de 2018.


Esta notícia apresenta informação sobre o número de funcionários públicos que passaram à reforma em cada ano e o correspondente valor médio das pensões atribuídas, entre 2007 e 2017.


Responde até 25 de março de 2018.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Dia dos Namorados | 2018



  • rbe_ptFragmento do Romeu e Julieta de Shakespeare, Ato II, Cena II, na tradução de H. de Vasconcelos: ‘A minha entrega é tão absoluta como o mar, o meu amor tão profundo; quanto mais te dou, mais tenho, porque ambos são infinitos.’



quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Como realizar trabalhos | Sítio de apoio à realização de trabalhos escolares

be.jpg

Apresentamos um sítio web desenvolvido especificamente para apoio à realização de trabalhos escolares. Simples, claro, conciso... acessível a todos.

A página é uma realização da biblioteca escolar da Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro.

"Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual. Lá dentro está o mundo todo. Quando se vê o mundo todo fica-se sempre diferente."


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Concurso Faça Lá Um Poema - Convite


O Plano Nacional de Leitura, PNL2027, e a Fundação Centro Cultural de Belém, CCB, que todos os anos  e  com  intenção  de  incentivar  o  gosto  pela  leitura  e  pela  escrita  de  poesia,  celebram  o  Dia Mundial  da  Poesia,  vêm  convidar-te a participar  no  Concurso  FAÇA  LÁ  UM  POEMA,  que  decorrerá entre fevereiro e março de 2018. 

Se quiseres participar, podes fazê-lo com inteira autonomia e independência ou, se achares melhor, podes  pedir  apoio  e  enquadramento  na  escola  que  frequentares.

Este concurso, de que terás ouvido falar anteriormente, é  dirigido a concorrentes que sejam alunos do  3º  Ciclo  do  ensino  Básico  e  do  Ensino  Secundário  de  todas  as  escolas  públicas  e  privadas  do continente e ilhas.  Ou seja, a ti, que gostas de ler e de escrever e que também gostas de dizer os teus textos em voz alta ou gostas de os ouvir lidos por outras pessoas.

Vamos pedir a colaboração de  um júri para  ler os teus textos e os dos  outros concorrentes, que os vai  ordenar  de  acordo  com  critérios  como  a  criatividade,  a  adequação  morfológica  e  sintática,  a riqueza do conteúdo, o estilo, a originalidade do tema.

Tal  como  em  edições  anteriores,  a  apresentação  pública  dos  poemas  selecionados  terá  lugar  no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA que se celebra a  21 de março de 2018.  Aí podes ler o teu texto, dividindo com  outros  o brilho e o significado das tuas palavras.

Neste dia vai evocar-se a escritora açoriana Natália Correia. Se assim entenderes, encontras nela um bom pretexto temático, a sua escrita é rica e diversa e quem sabe com ela encontras a inspiração de que precises.
(...)


Como participar

1)  A participação no concurso é individual e sob pseudónimo.

2)  O Concurso não é subordinado a um tema específico (tendo em conta que o poeta celebrado este ano, no Dia Mundial da Poesia no CCB é Natália Correia podes tomar como  referência esta poeta e a sua temática vasta).

3)  Os  poemas  a  concurso  devem  ser  enviados  para  o  Plano  Nacional  de  Leitura  em  formulário próprio  do  Sistema  de  Informação  do  PNL2027  (SIPNL)  onde  constam  os  elementos  de identificação dos concorrentes.

4)  O  envio dos  poemas  deve  ser  feito,  impreterivelmente,  até  ao dia  26  de  fevereiro de  2018. Os textos enviados depois desta data não serão considerados a concurso.

5)  A seleção dos textos será feita em dois momentos distintos:
1º  -  Pré-seleção  dos  poemas  feita  por  um  júri  constituído  para  o  efeito  e  que  elege  os  dez melhores  textos  dos  concorrentes  do  3º  Ciclo  do  Ensino  Básico  e  os  dez  melhores  textos  dos concorrentes do Ensino Secundário [ENTRE 27 DE FEVEREIRO E 5 DE MARÇO, 2018].
2º  -  Os textos selecionados serão, de seguida, lidos por um júri final  [designado pelo CCB e pelo PNL2027]  que  ordenará  os  textos  vencedores  em  1º,  2º  e  3º  lugares  e  alguma  distinção,inevitável pela qualidade de que se revista [ENTRE 6 DE MARÇO E 09 de MARÇO, 2018].

6)  As decisões do júri são soberanas pelo que não são sujeitas a recurso.

7)  Aos  autores  dos  que  forem  considerados  os  melhores  poemas,  serão  atribuídos  prémios,  a anunciar e a divulgar nos portais do PNL2027 e do CCB.

8)  Os  autores  dos  textos  premiados  podem,  eles  próprios,  ler  os  seus  poemas  na  Maratona  de Leitura do CCB, indicar alguém que os leia por si ou permitir a um declamador que o faça.