sábado, 31 de dezembro de 2016

RECEITA DE ANO NOVO



Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

Poeta brasileiro (1902 - 1987)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Já pode votar na PALAVRA DO ANO® 2016


Qual será a PALAVRA DO ANO® 2016?

Vote em www.palavradoano.pt numa das dez candidatas:
brexitcampeãoempoderamentogeringonçahumanistamicrocefaliaparentalidade,
presidenteracismo e turismo.

No próximo dia 4 de janeiro será conhecida a PALAVRA DO ANO® 2016 eleita pelos portugueses para suceder a “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Pode votar livremente através do site www.palavradoano.pt e escolher a PALAVRA DO ANO® 2016 até ao dia 31 de dezembro.

Sobre a iniciativa

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.
A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt.


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Novidades_livro: Lugares e Palavras de Natal


Lugares e Palavras de Natal Volume V apresenta-nos 81 visões (selecionadas de entre muitas mais) de 81 autores (6 de Arouca) sobre o Natal e valores como a amizade, a solidariedade ou a perda. Coletânea de contos e poemas. 

Coordenação: João Carlos Brito | Maria Eugénia Ponte


Feita a divulgação e lançado o desafio, participaram 6 autores de Arouca:
  1. Ana Beatriz Costa (A infinidade do Natal)

    Ana Beatriz Costa, nascida em janeiro de 2002, em Arouca. Frequenta a Escola Secundária de Arouca no curso de Ciências e Tecnologias. Apaixonada pela escrita e pela leitura desde pequena, adora o mar e a natureza.

  2. Ana Miguel Carvalho (O pinheiro de Natal)

    Ana Miguel Carvalho nasceu a 18 de maio de 2001, em Arouca. É aluna da Escola Secundária de Arouca, onde frequenta o curso de Ciências e Tecnologias e concluiu o seu Curso  Básico de Música, no instrumento piano. cativada desde pequena pelos livros de Sophia de Mello Breyner, é agora uma leitora compulsiva, que não imagina a sua vida sem leitura.

  3. André Azevedo Vilar (Um Natal diário)

    André Azevedo Vilar nasceu a 24 de janeiro de 1997, em Arouca. Estudou Línguas e Humanidades na Escola Secundária de Arouca. Atualmente vive no Porto onde estuda Gestão do Património na Escola Superior de Educação. Publicou o seu primeiro livro "Escrita Incerta" em março de 2015 e é Guia Intérprete do Arouca Geopark.
      
  4. Lurdes Duarte (SIM! É NATAL!)

    Lurdes Duarte nasceu em 1963, no Porto. Reside em Alvarenga, Arouca. É professora de 1º ciclo na EB1 de Arouca. desde que se lembra, sempre se dedicou à escrita de poesia, conto, romance...tem uma página no Facebook onde publica alguns dos seus trabalhos: "Escrita & Cia". Publica em diversos grupos de poetas portugueses e brasileiros: "O Cantinho da Poesia", "Grupo dos Poetas Castro Alves", "A Tua Poesia; "Poesias lindas 2", "Grupo dos escritores virtuais e seus escritos" e "Poesias para ti". Para além da escrita, adora ler, já fez teatro, e adorava pintar.

  5. Maria Isabel Gonçalves (Natal foi...

    Maria Isabel Gonçalves (Bela para a família e alguns amigos) nasceu numa pequena aldeia de nome Gatão (na freguesia de Cepelos, Concelho de Vale de Cambra, Distrito de Aveiro), em 1973. Trabalhou numa fábrica durante três anos e outros três com deficientes profundos. Licenciou-se em Professores do Ensino Básico - 1º Ciclo na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em 2002, e concluiu o mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade de Aveiro, em 2007. Em 2015 fez especialização em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor. Exerce a profissão docente desde 2002, sendo a partir de 2009, no Agrupamento de Escolas de Arouca. Gostava de ter tempo para escrever, tendo publicado um artigo na Revista Noesis On-line, em 2009. Adora ler, viajar e estar com a família e amigos e valoriza muito as pequenas coisas da vida, os pequenos gestos. Os problemas ambientais e a educação das crianças são duas questões que a inquietam.

  6. e Rosa Sousa (Um Natal de nome Diana).

    Rosa Sousa ou LOLA como é tratada pelos familiares e alunos, nasceu em 1957, no Porto. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde julho de 1981 e mestre em Filosofia da Educação pela mesma universidade desde abril de 2004. Professora de Filosofia na Escola Secundária de Arouca é autora de dois blogues: Lola e a Filosofia, dirigido ao apoio aos alunos e o Mar e a Filosofia onde revela um carácter mais pessoal, intimista e apaixonante. Neste ano letivo está a desenvolver um projeto de "Filosofia para crianças" com alunos dos 1º ano, uma experiência que pretende continuar no sentido de contribuir para o desenvolvimento de um pensamento livre e autónomo!! Curiosa, exigente, tolerante, atenta, interessada, cuidada, inconformada, comprometida e empenhada, adora ler, escrever, viajar, conversar, ouvir música... e demora-se com a obra de Kant e com o colorido silêncio do MAR! O Abraço é a manifestação afetiva que mais a encanta e no qual gostaria de parar o tempo!

    O livro encontra-se disponível na BE da ESA.

  7. Book Trailer do livro:

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

ASARC visita feira do livro da ESA


A convite da Professora Bibliotecária, os alunos da ASARC (Academia Sénior de Arouca), com o professor Cerca, visitaram a Feira do Livro na Biblioteca da ESA.

Foram recebidos pela professora Rosa Sousa que lhes leu, e à turma do 10º A, um conto da sua autoria “Natal a tinta permanente” (in Lugares e Palavras de Natal, v.IV). 
Seguiram-se outras histórias. Da infância, de livros, de escritores, da escola, do destino, da vida (e da morte). 
“Que bom estes brilhos de memória…(…) Que bom…”

Foi uma tertúlia interessante e prazerosa.
Um agradecimento especial à professora Rosa Sousa, aos alunos e à ASARC.

|Veja aqui as fotos|

E se os presentes de natal fossem apenas livros?


E se os presentes de natal fossem apenas livros? Além de evitar o consumismo exacerbado, a prática incentiva a leitura e promove a cultura.
Os pontos positivos desta prática são muitos, desde a economia financeira e a sustentabilidade até à promoção de hábitos simples e prazerosos que estão cada vez mais esquecidos. O melhor de tudo é que, ao presentear alguém com um livro, não é necessário comprar um exemplar novo. Basta escrever uma dedicatória, escolher uma edição que tem em casa ou adquirida na feira do livro (BE da ESA) e permitir que um novo leitor aproveite todo o prazer que essas páginas podem proporcionar.


Promover a leitura é muito simples, basta incentivá-la. Que tal começar a aplicar para que a troca de livros vire uma tradição apreciada e valorizada por todos?




quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Feira do Livro do AEA abre as portas nas Bibliotecas Escolares da ESA, EBA e Burgo.


A Feira do Livro do AEA está de volta em 2016, de  30 de novembro a 16 de dezembro 2016 nas Bibliotecas Escolares da ESA, EBA e Burgo.

Romances nacionais e estrangeiros, literatura infantil e escolar, livros usados, histórias de encantar da Ajudaris, Rota dos Geossítios da AGA: há de tudo um pouco na Feira do Livro do AEA. Para os mais e menos pequenos e toda a família.

Aberta ao público.

BE do Burgo - Abertura das 9h às 17h30, exceto dias 30 de novembro, 2  e 7 de dezembro, que estará aberta até às 18h30min. A feira ficará a cargo da professora bibliotecária Marta Brandão e da coordenadora do estabelecimento Fátima Fonseca, que assegurarão a venda e encomendas de livros. A assistente operacional Leonida assegurará as vendas e/ou encomendas nos momentos em que as docentes estiverem a desempenhar outras funções.

BE da EBA - A organização da exposição (display dos livros) contará com a colaboração da DrªFátima Reimão (docente aposentada). Foram calendarizadas visitas à exposição para todas as turmas do 5.º e 6.º ano da EBA , bem como para os alunos do 3.º e 4.º ano da EB1 JI de Arouca.
Será oferecida aos alunos e professores visitantes uma breve sessão de formação relacionada com o processo de acesso aos livros digitais através da realidade aumentada.

BE da ESA – Abertura das 9h às 18h, exceto dia 15 (feira estará também aberta à noite, das 21h às 23h). Horário sujeito a alterações conforme disponibilidade da equipa.
Destaque para um workshop de mochos (formadora Natércia do Clube de Artes). Em data a marcar brevemente.


Visite-nos.

Escolha a história certa e ofereça-a a quem mais gosta neste Natal. Nós fazemos o embrulho (na BE da ESA).

V CONCURSO DE LEITURA - 1º e 2º ciclos


O Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA) declara oficialmente aberta, a 28 de novembro de 2016, a V Edição do Concurso de Leitura (CL).
Como princípio geral orientador do CL está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros. Assim, o objetivo deste concurso é estimular os hábitos de leitura, promovendo a leitura autónoma e privilegiando o prazer de ler, bem como desenvolver competências de compreensão e expressão oral e escrita nos alunos do 1.º e do 2.º ciclos do Ensino Básico. A forte adesão que teve nas edições anteriores e respetivos resultados alcançados justificam todo o investimento das Biblioteca Escolares, da Direção e do Departamento Curricular de Línguas e 1º ciclo.
Esta pretende ser, cada vez mais, uma atividade transversal e transdisciplinar, aberta a toda a comunidade escolar, mobilizada em torno do prazer da leitura.


Regulamento disponível aqui!
Formulário de inscrição disponível aqui!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dia das Bibliotecas Escolares - resultado da votação e entrega de prémios

Para comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento convidaram toda a comunidade educativa a elaborar uma frase tendo por mote: "Para mim, a biblioteca escolar é...".


Participaram 34 alunos, 3 professores e um EE no desafio apresentado.
As frases foram recolhidas em formulário digital e foi feita uma pré-seleção das nove melhores frases que foram propostas a votação pelos utilizadores (270) nos sítios online do agrupamento, no sentido de apurar e premiar as três melhores frases.

A frase mais votada foi “… um sítio mágico onde lemos, brincamos e aprendemos.
”, com 41,5% dos votos; em segundo lugar a frase “… um labirinto de emoções, de sensações, de conhecimento, que fortalecem o meu ser...”, com 27,8% dos votos e, finalmente, a frase “… uma cantina de palavras que alimentam a nossa imaginação!”, com 13% dos votos.

A frase mais votada foi elaborada por Ana Carolina Fernandes Ferreira Leão, do 3.º B da Escola Básica do Burgo. A segunda frase mais votada pertence a Maria Eduarda Martins, do 8.º C da ESA. A terceira frase mais votada foi elaborada por Florbela de Almeida Fernandes, encarregada de educação da aluna  Ana Leão, autora da frase vencedora.


A entrega dos prémios às vencedoras teve lugar na biblioteca da ESA no dia 23 de novembro.  |Fotos|


Patologista Sobrinho Simões vence Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2016

Considerado por uma revista americana como o "patologista mais influente do mundo", o professor, médico e investigador dedica parte do seu tempo à promoção da cultura científica.





Manuel Sobrinho Simões é o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2016. Fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), Manuel Sobrinho Simões dedica parte do seu tempo à promoção da cultura científica participando em palestras em escolas e em conferências e debates para o público em geral.
Em 2015, foi considerado o "patologista mais influente do mundo" pela revista norte-americana “The Pathologist”. É professor, médico e investigador e criou, em 1996, um gabinete dedicado à educação e cultura científicas, para levar a ciência ao público em geral.
É da sua autoria o Laboratório Aberto, por onde passaram já mais de 30 mil jovens, e o Autolaboratório, que envolveu cerca de seis mil alunos da região do Porto.
Esta instituição foi ainda pioneira no acolhimento de jovens do ensino secundário para a realização de estágios com os seus investigadores durante o Verão, uma iniciativa que a Ciência Viva organiza desde 1997 com a comunidade científica.
Também vencedores do Prémio, nas categorias Educação e Media, foram o projecto educativo GuIA – Ciência e a secção "Qualidade Devida" do semanário “Expresso”.
O projecto GuIA visa o combate ao abandono escolar através da cultura científica e foi criado pela professora Mafalda Lapa no Agrupamento de Escolas da Cidadela, Cascais.
Os alunos identificados como estando em risco de abandono escolar recebem apoio personalizado e são acompanhados por professores tutores.
O abandono escolar no agrupamento passou de 17,7% para 5,8%, tendo o Ministério da Educação reconhecido o projecto com a atribuição de 30 horas de créditos lectivos.
Na comunicação social, foi distinguida a secção "Qualidade Devida", da autoria da investigadora Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais), foi publicada todas as semanas no jornal “Expresso”.
A entrega dos galardões vai ter lugar no Pavilhão do Conhecimento no domingo, dia 27, às 17h00.

Os Prémios Ciência Viva Montepio são atribuídos anualmente pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pelo Montepio e distinguem personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal.
Nos quatro anos anteriores o Grande Prémio Ciência Viva Montepio distinguiu o editor Guilherme Valente, da Gradiva, o geólogo Galopim de Carvalho, o botânico Jorge Paiva e o físico Manuel Paiva.
|Notícia daqui|

PASSATEMPO ‘ROTA DOS GEOSSÍTIOS’

Em plena Semana da Ciência & Tecnologia (21-25 nov.) multiplicam-se, por todo o país, atividades de C&T com particular destaque para quinta-feira: 24 de novembro - Dia Nacional da Cultura Científica!
No Arouca Geopark estão a dinamizar o Passatempo 'Rota dos geossítios' onde se irá sortear o mais recente GUIA, com valor científico, deste nosso território UNESCO.

COMO GANHAR ESTE GUIA?! Basta seguir as instruções que encontrar aqui: https://www.facebook.com/aroucageopark/?fref=ts
Para assinalar a Semana da Ciência e Tecnologia, que decorre de 21 a 25 de novembro, a AGA - Associação Geoparque Arouca irá sortear um Guia da Rota dos Geossítios.
Para se habilitar a ganhar este guia só tem de:
::: Preencher o formulário <iframe src="https://docs.google.com/…/1FAIpQLSea6519oLO_NSXC3…/viewform…"
::: Responder acertadamente à questão colocada neste formulário
::: Fazer Gosto na página do Arouca Geopark
::: Partilhar publicamente esta publicação
::: Comentar esta publicação com o nome de 5 amigos
Este passatempo termina no dia 23 de novembro, às 23h59 e o vencedor será sorteado, através de random.org, a 24 de novembro - Dia Nacional da Cultura Científica.
Participe e habilite-se a ganhar o Guia 'Rota dos Geossítios'!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ensaio filosófico: 3ª edição


No âmbito do protocolo de colaboração entre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Associação de Professores de Filosofia (APF), celebrado em outubro de 2015 e ratificado em novembro de 2016, a RBE associa-se à divulgação do concurso Ensaio Filosófico, cuja 3.ª edição é lançada precisamente hoje, Dia Mundial da Filosofia.
Ainda neste âmbito, terá lugar também hoje, pelas 11h30, na Escola Secundária de Camões, a entrega do prémio ao aluno vencedor da edição de 2015-16, com o trabalho "Uma encruzilhada do séc. XXI: tecnologia e humanidade".
Promovido para suscitar o interesse pela escrita e reflexão filosóficas, realçar a importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário e consolidar competências em literacia da informação, ao mesmo tempo que divulga o trabalho desenvolvido nas escolas, o Concurso Ensaio Filosófico 2016-17 decorre até ao dia 1 de junho de 2017, de acordo com o respetivo Regulamento. Qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado através do endereço eletrónico dir.apfilosofia@gmail.com.
A página Web da APF agrega um leque variado de recursos filosóficos, alguns dos quais exclusivos para subscritores, mas que poderão ser disponibilizados aos participantes no concurso Ensaio Filosófico.

S. Martinho - exposição de trabalhos na BE da ESA

No âmbito do Projeto "Português para que te Quero", inserido no PAE, foram propostos aos alunos do 5º e 7ºano a elaboração de quadras alusivas a S. Martinho (uma por turma) e posterior decoração de um suporte com forma de castanha, fornecido pelo grupo PPQ.







Os trabalhos elaborados foram expostos na EB1 de Arouca e na BE da EBA. Neste momento, encontram-se na BE da ESA.

Com este trabalho pretendeu-se desenvolver o espírito criativo e o gosto pelas tradições, de uma forma interdisciplinar e interciclos. 

terça-feira, 15 de novembro de 2016

8.ª edição do Concurso "Conta-nos uma História"



O Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), acaba de lançar a 8.ª edição do concurso "Conta-nos uma história!".
Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
A introdução do Inglês no currículo do 1º CEB, nos 3º e 4º anos, justifica a criação da categoria de língua inglesa, alargando assim o âmbito deste concurso. Esta nova categoria, introduzida na presente edição, terá como título: “Once Upon a Time...”.
As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.
A candidatura é feita online, até ao dia 15 de janeiro de 2017, através do preenchimento de um formulário de inscrição.
A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de janeiro a 31 de  março de 2017, no endereço http://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia.
Para mais esclarecimentos, consultar o site de apoio ou contactar através do endereço de correio eletrónico: podcast@dge.mec.pt.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Concurso Uma Aventura… Literária 2017



A Editorial Caminho recorda que está a decorrer o Concurso Uma Aventura… Literária 2017. Este ano, tal como nos anos anteriores, o concurso tem 5 modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.
Este concurso destina-se aos alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário e o prazo de envio dos trabalhos termina a 19 de fevereiro 2017 (data dos CTT).
Este ano, à semelhança do que se verificou nos últimos anos, os trabalhos podem ser enviados pelo correio ou através do site Uma Aventura http://uma-aventura.pt/ . Se se optar pelo envio através do site Uma Aventura a inscrição e envio dos trabalhos devem ser feitos em simultâneo. Para tal, basta dirigir-se ao site fazer o registo e adicionar o/os trabalhos a concurso (ficheiros word ou imagem .docx, .doc, .png ou .jpg). A cada trabalho terá que corresponder um registo de inscrição.

Os trabalhos podem ainda ser enviados através do correio (com as fichas de participação devidamente preenchidas), nos moldes habituais, para a seguinte morada:

Concurso Uma Aventura… Literária 2017 - Editorial Caminho/Rua Cidade de Córdova nº 2 - 2610 - 038 Alfragide.
Os professores e alunos que enviarem e registarem trabalhos através do site poderão imprimir os Diplomas de Participação e de Coordenação Pedagógica diretamente através do site.
Consulte o regulamento.

domingo, 13 de novembro de 2016

Dia Internacional do Trava-Línguas

O Dia Internacional do Trava-Línguas observa-se a 13 de novembro em 2016.
A data é celebrada anualmente no segundo domingo de novembro. O objetivo é melhorar a enunciação, impressionar os amigos e divertir-se ao mesmo tempo.
Trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua.

Trava-línguas populares portugueses

Neste dia divirta-se a pronunciar trava-línguas aos seus amigos e familiares:
O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
Num prato de trigo tragam três tigres. Três tigres tragam trigo num prato dum trago. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato dum trago.
O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o ruidoso rei da Rússia.
- Raio! – ralhou o rei. – rato rapace!
- Raça! – rugiu o rato. – é rija a rolha!


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Concurso Halloween - entrega de prémios aos vencedores na BE da ESA



O Agrupamento de Escolas de Arouca organizou um concurso de Halloween, destinado aos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino do agrupamento.

Participaram alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do secundário, que expuseram os seus trabalhos entre 31 de outubro e 4 de novembro.

Os vencedores das diversas categorias do concurso foram os seguintes:

1.º ciclo
Carolina, do 3.º A (Boavista), Mariana G., do 3.º A (Boavista), Rafael Duarte, do 1.º A (Burgo), em conjunto com Inês Silva, do 6.º F, Renato, do 3.º ano (Alvarenga), e Rodrigo Ferreira, do 4.º B (Arouca);

2.º ciclo
André Teixeira, do 5.º F;

3.º ciclo
Ana Fevereiro, Beatriz Rosário, Diana Henriques, Inês Almeida e Maria Gomes, do 8.º C;

Secundário
Diana e Luana, do 11.º G.


Os trabalhos vencedores estiveram expostos na Biblioteca da ESA durante esta semana.



Os prémios dos alunos do 1.º ciclo serão entregues nas escolas dos alunos vencedores, enquanto os vencedores dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário  receberam os respetivos prémios, hoje,  dia 10 de novembro, pelas 10 horas, na Biblioteca da ESA (ver fotos)